Em abril eram 168 quilos; em agosto, o número caiu para 68 quilos.
Por: Comunicação Regional
05/09/202415:09- atualizado às 15:10 em 05/09/2024
Foi com o objetivo de despertar nas crianças o interesse pela alimentação saudável que o projeto foi criado. Além de explicar a importância da qualidade do que se põe no prato, a iniciativa visa conscientizar sobre a importância de combater o desperdício de alimentos. Os alunos são incentivados e as sobras são computadas diariamente. Ao final do mês, as três salas com os melhores resultados, ou seja, com os menores índices de desperdícios são convidadas para um piquenique sustentável.
O encontro acontece em uma área verde da escola Sesi Jacareí e oferece aos estudantes a oportunidade de "ter um contato com a natureza e uma comunhão entre eles", complementa Vitória Maciel Rocha, nutricionista da escola.
Desde o início do ano, o desperdício de alimentos tem sido monitorado, e a dedicação dos estudantes trouxe bons resultados. Em abril, a cozinha da escola preparou 6.441 refeições, das quais 10,20% foram descartadas, totalizando 168 quilos de alimentos desperdiçados. Em agosto, foram servidas 7.148 refeições, e a taxa de desperdício caiu para 1,74% (cerca de 68 quilos).
“É um trabalho muito positivo porque as crianças ficam incentivadas e levam a ideia de não desperdício para casa. Recentemente, tivemos uma reunião de pais na escola e uma mãe comentou que seu filho agora se preocupa com o desperdício até em casa. Ele cobra a família para não deixar comida no prato, pois na escola é incentivado a comer com consciência”, conta Vitória.
O Sesi Jacareí atende cerca de 900 estudantes do ensino fundamental ao médio. Para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos, outras ações também são realizadas. Na montagem do buffet, a disposição dos pratos é planejada para que os alunos reflitam sobre a quantidade de alimento que vão servir. “Por exemplo, costumo deixar a massa por último e ajudo na hora de servir. Se o aluno já colocou muito carboidrato no prato, converso com ele e reforço a quantidade adequada”, explica Vitória.
A nutricionista também inseriu no cardápio da escola alimentos sugeridos pelo programa Alimente-se Bem, do Sesi São Paulo. O programa é uma referência em educação alimentar e nutricional, saúde, economia e sustentabilidade, incentivando o aproveitamento integral de frutas, verduras e legumes no preparo de receitas nutritivas, saborosas e sem desperdícios.
Criado há mais de duas décadas, o programa começou quando nutricionistas do SESI-SP passaram a observar o desperdício alimentar entre trabalhadores da indústria do estado de São Paulo e suas famílias, que muitas vezes desconheciam as propriedades culinárias de cascas, sementes, talos e outras partes dos alimentos.
Em busca da educação alimentar e nutricional da população, a equipe desenvolveu receitas baseadas no aproveitamento integral dos alimentos, com pilares na economia, sabor e benefícios nutritivos.