Alunos prepararam receitas das gastronomias brasileira e regional
Por: Comunicação Regional
12/03/202509:15- atualizado às 09:15 em 12/03/2025
Alunos das três turmas do 1º ano do Ensino Médio do SESI Jacareí participaram do projeto Sabores da História: Cultura Imaterial e Identidade Regional na Cozinha, desenvolvido durante as aulas de História. Em parceria com a nutricionista da escola, Vitória Maciel, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e preparar receitas das gastronomias brasileira e regional.
"A cultura imaterial engloba práticas, saberes, celebrações e expressões que fazem parte da identidade dos povos e são transmitidas de geração em geração. Entre esses elementos, a culinária ocupa um papel central, pois não carrega apenas técnicas de preparo, mas também narrativas históricas, memórias e valores culturais. Este projeto visa integrar o estudo da cultura imaterial ao ensino de História por meio do resgate de receitas regionais brasileiras, promovendo uma experiência prática e interdisciplinar que fortalece o entendimento sobre a diversidade cultural do país", explica Silvia Regina Rodrigues dos Santos, professora de Educação Básica II e responsável pela disciplina de História.
O objetivo do projeto prático foi proporcionar ao aluno a oportunidade de compreender a cultura imaterial brasileira a partir do estudo e da prática de receitas regionais, explorando a relação com os processos históricos, sociais e culturais, além de estimular a valorização da alimentação saudável e de fácil preparo.
O projeto foi dividido em quatro etapas. Nelas, os alunos tiveram a oportunidade de entender melhor os conceitos de cultura imaterial, pesquisar a história e a tradição da culinária regional e participar da oficina na cozinha didática, realizada nesta semana.
"Este projeto proporcionará aos estudantes uma vivência concreta da História, conectando saberes e sabores às práticas do cotidiano. Ao explorar a culinária regional como expressão da cultura imaterial, os alunos desenvolverão maior conhecimento sobre a diversidade cultural brasileira e a importância da preservação dessas tradições. Além disso, a proposta incentiva hábitos alimentares saudáveis e acessíveis, contribuindo para uma formação mais integral", conclui Silvia.