O que está buscando?

Palestras reforçam necessidades de cuidados com a dengue 

Atividade foi realizada com turmas do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio 

 Por: Comunicação Social
17/03/202513:47- atualizado às 13:47 em 17/03/2025

Alunos do SESI Jacareí participaram, nas últimas semanas, de palestras sobre questões de saúde pública que estão em destaque nos últimos meses. A atividade foi realizada com estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio. Atualmente, a cidade, assim como muitas outras no Brasil, enfrenta uma epidemia da dengue. Além da doença, os alunos também conheceram um pouco mais sobre as espécies de escorpiões venenosos encontrados no Estado de São Paulo.   

Assim como o Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da zika e da chikungunya, o descarte irregular de lixo colabora para a proliferação dos escorpiões. No estado, existem duas espécies comuns e perigosas para os seres humanos: o Tityus bahiensis, conhecido como escorpião-marrom, e o Tityus serrulatus, popularmente chamado de escorpião-amarelo. 

Para conscientizar os alunos e transformá-los em agentes multiplicadores, a equipe de enfermagem da escola realizou palestras educativas abordando esses temas. 

Foto: Divulgação

"Viu-se a necessidade de mostrar para os alunos quais são essas espécies venenosas. Mostramos uma amostra de cada espécie, que foi passada para os alunos dentro de um frasco, para que eles possam identificar e se proteger", explicou Kefera Francine Magalhães, enfermeira da Escola SESI Jacareí. 

Durante os encontros, foram abordados temas como formas de prevenção, grupos de risco, sintomas, primeiros socorros, o que não se deve fazer em caso de picada de escorpião, locais de atendimento médico e o tempo necessário para a aplicação do antídoto (soro antiescorpiônico). Em relação à dengue, foi reforçada a necessidade de combate aos criadouros, além de informações sobre o ciclo de reprodução do inseto, sintomas da doença e cuidados necessários em caso de contágio. 

Em março, a Prefeitura de Jacareí decretou estado de emergência e emitiu alerta epidemiológico devido ao número de casos de dengue registrados até o momento na cidade. Confira as recomendações do Ministério da Saúde sobre dengue e do Governo do Estado de São Paulo sobre escorpiões. 

 

Foto: Divulgação