O que está buscando?

Saúde é tema de projeto interdisciplinar na escola 

Atividade foi realizada com alunos do primeiro ano 

 Por: Comunicação Regional
03/10/202409:20- atualizado às 09:21 em 03/10/2024

Alunos do 1º ano do ensino fundamental do Sesi Jacareí aprenderam mais sobre saúde de uma forma diferente. O projeto interdisciplinar integrou as áreas de língua inglesa, língua portuguesa, práticas filosóficas, matemática, robótica e educação física. Em cada disciplina, os estudantes realizaram atividades diversas, todas com a mesma temática: saúde. 

Nas aulas de língua inglesa, por exemplo, os alunos fizeram desenhos e treinaram a gramática utilizando os nomes de frutas, verduras e legumes. O tema principal foi dividido em três áreas: alimentação, higiene e atividades físicas. Na disciplina de educação física, a tecnologia se revelou uma grande aliada em sala de aula. 

"A gente falou sobre respostas fisiológicas. É um tema complicado de abordar, explicar que, quando você corre, o coração acelera e, ao caminhar, a respiração fica ofegante. Isso, para eles, era uma percepção muito externa. Então, para trazer esses conceitos de forma mais clara e evidente, o óculo de realidade virtual foi um recurso muito bacana. Eles 'entraram' pela cavidade nasal, fazendo uma viagem até o pulmão, onde ocorre a troca gasosa e o funcionamento do coração", explicou Felipe Mota, professor de educação física e cultura corporal esportiva do ensino fundamental. 

Embora o tema saúde faça parte do material didático utilizado em sala de aula, a abordagem com os alunos partiu das professoras dos anos iniciais. 

"Por se tratar de um assunto que envolve o dia a dia, as crianças se interessam bastante. Nas aulas de língua portuguesa, pegamos fotos deles na horta da escola e trabalhamos com as legendas. Foi uma experiência muito real e significativa para eles", disse Letícia de Azevedo Rodrigues, professora do ensino fundamental. 

Na última quarta-feira (2), os pais dos alunos puderam acompanhar de perto o resultado desse trabalho. Todas as atividades realizadas pelos estudantes ficaram expostas na biblioteca da escola. Ao todo, a atividade envolveu 64 crianças do 1º ano do ensino fundamental. A equipe de nutrição e a bibliotecária da unidade também participaram. 

"Foi incrível, uma experiência que contribuiu bastante e trouxe satisfação às crianças. A vivência proporciona um desenvolvimento muito mais gratificante", compartilhou Taiana dos Santos Oliveira, professora do ensino fundamental. 

 

Veja algumas fotos

(Crédito: Divulgação)