Atividade surgiu a partir de proposta de material didático utilizado em sala
Por: Comunicação Regional
28/10/202408:25- atualizado às 08:26 em 28/10/2024
Ela é conhecida nas histórias em quadrinhos por seu vestido amarelo e por ter uma fome que extrapola as páginas dos gibis. Magali, personagem criada por Maurício de Sousa, foi a escolhida pelos alunos do ensino fundamental do Sesi Jacareí para inspirar uma atividade proposta pelo material didático.
No 5º capítulo do material do 3º ano do ensino fundamental, há a sugestão de que professores e estudantes trabalhem com histórias em quadrinhos. Mais do que apenas discutir o tema, os alunos são incentivados a explorar as características das personagens das diversas tramas.
Para estimular a participação das turmas iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), as professoras Gisele Fernandes e Adriana Barros decidiram organizar uma competição gastronômica, envolvendo também as famílias no projeto. Cada aluno gravou um vídeo com o pai ou a mãe ensinando o passo a passo de uma receita de família. O projeto, que se estendeu por dois meses, teve mais de 200 pratos "inscritos", avaliados por uma banca de jurados. Os cinco melhores, um de cada ano, foram convidados para participar de uma prova presencial na cozinha didática da escola, em um formato inspirado nas finais de realities gastronômicos.
"A gente vai fazer um cone de chocolate, recheado com creme de leite em pó e creme de avelã. É uma receita que a gente conhece, mas fazer aqui, pela primeira vez, é diferente. Ele tá nervoso, com as mãos tremendo", brincou Jaqueline Poggian, mãe de um dos alunos.
A etapa final do projeto aconteceu no dia 23 de outubro e durou cerca de uma hora. As duplas tinham o desafio de finalizar seus pratos em até 30 minutos, recriando as receitas enviadas em vídeo na cozinha pedagógica da escola.
"A sugestão do prato foi dele, porque é um tipo de carne que ele adora, que é carne suína. É uma das receitas que a gente costuma fazer em casa. Achei muito bacana a ideia, porque incentiva a alimentação saudável", comentou Carlos Campos, pai de aluno.
"É muito gratificante, porque a gente vê o desenvolvimento da criança. Não só em casa, quando está ao meu lado ajudando, mas também aqui na escola, evoluindo", disse Gabriela dos Santos, mãe de aluna.
Além de fortalecer a integração entre os pais e a comunidade escolar, o projeto trouxe outros benefícios.
"Eles trabalharam interpretação de texto, leitura, tanto durante a execução das receitas nas cozinhas, quanto nas pesquisas realizadas ao longo do projeto", explicou Gisele, professora do ensino fundamental.
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(Fotos: Divulgação)