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Estudantes do Ensino Médio participam do Congresso Internacional 

Alunos utilizaram estatísticas para o desenvolvimento dos projetos 

 Por: Comunicação Regional
25/09/202414:14- atualizado às 14:14 em 25/09/2024

Dois projetos elaborados por alunos do 3º ano do Ensino Médio do SESI Jacareí foram aprovados para o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED 2024), previsto para acontecer entre os dias 22 e 24 de outubro, na Universidade de Taubaté (UNITAU) . As apresentações dos trabalhos não terão formato de painel. 

 Endrew de Oliveira, de 17 anos, integra o grupo que elaborou uma proposta para melhorar a mobilidade urbana de Jacareí. Os estudantes notaram que alguns alunos que utilizam o transporte coletivo chegam atrasados às aulas. "Buscamos identificar os problemas tanto da comunidade quanto dos estudantes. Através de uma análise, observamos uma melhoria possível no trajeto dos ônibus de Jacareí. Utilizamos estatísticas para prever a demanda e proporcionar melhorias no percurso", explicou Endrew. 

 O grupo teve como “objeto de estudo” os estudantes do Ensino Fundamental I, que estão iniciando a vida acadêmica no SESI e poderão aproveitar os benefícios do projeto por mais tempo, caso seja implementado pelo poder público. 

O material produzido pelos alunos apresenta propostas de melhorias nas rotas existentes na cidade, com isso reduzir o tempo dentro dos ônibus e nos pontos. Esse conteúdo foi desenvolvido nas aulas de “Mentoria  para o Futuro”, uma disciplina do último ano do Ensino Médio do SESI, onde são abordados temas do cotidiano, como carreira e profissões.   

 

Foto: Divulgação

 

A professora Marília Aparecida Pereira desenvolveu com os alunos em sala o componente de “Educação Financeira e Estatística”. “Focamos na parte de estatística e em como integramos o currículo, fazendo com que os alunos compreendam o poder da estatística e a sua capacidade preditiva”, explicou. 

 Outro projeto aprovado para o Congresso da UNITAU utiliza informações do Governo Federal sobre o desmatamento da Amazônia. Os estudantes mapearam dados de 2008 a 2022 de todos os estados brasileiros que abrigaram o bioma e fizeram diferença. “Analisamos quais estados podem perder o bioma amazônico utilizando o conceito de regressão linear, que faz parte da estatística”, complementou Marília. 

 Para Endrew e Nicolas, esta será a primeira participação em um congresso. "Tivemos várias novas aprendizagens e, ao final, percebemos como isso influenciou nossas carreiras. No início do projeto, eu fui mais voltado para uma área técnica, mas agora abri minha mente para uma área acadêmica. Ampliei meus conhecimentos e meu repertório", disse Nicolas Leonardo Cunha, aluno do 3º ano do Ensino Médio. 

"É uma sensação incrível participar de um congresso, pois é o primeiro da minha vida. Essa experiência foi fundamental para me direcionar no futuro, já que quero seguir uma carreira acadêmica. Só descobri isso graças ao trabalho que realizamos", descobriu Endrew.