O que está buscando?

Aluno de música conquista vaga na EMESP Tom Jobim

Aslan faz parte da Camerata, no Sesi em Jacareí

 Por: Comunicação Regional
06/08/202409:24- atualizado às 09:24 em 06/08/2024

“A paixão pela música é algo que vem desde pequeno, por causa que a minha família sempre teve uma forte conexão com a música”. É dessa forma que Aslan Danich Laveckas Rodrigues, de 15 anos, descreve seu interesse pelos acordes e melodias. “Minha mãe, meus tios são professores, eles tem uma escola de música e desde pequeno sempre gostei muito de música. Música faz parte da minha vida”, complementa. Os estudos começaram cedo, aos 9 anos de idade.

 

Também foi por influência da família que Aslan conheceu e entrou para a Camerata de Cordas, do Sesi Jacareí. A história começa na cidade vizinha, em Guararema, onde a mãe dele é professora. Luisa Danich Laveckas Rodrigues, 48 anos, dava aulas no Centro Cultural da cidade “e lá tinha um curso de desenho que eu fazia, foi passando o tempo e o professor Harold começou a dar aula lá e aí aproveitei que era o mesmo local e comecei a fazer aula com ele, um curso de cordas friccionadas”, completa Aslan. 

 

 Aslan em uma das apresentações com a Camerata, do Sesi de Jacareí. | Foto: Acervo Pessoal

 

Harold Mohr da Costa, Instrutor de Arte do curso e cordas friccionadas em Guararema, em 2022. O professor viu no jovem um talento promissor. “Até então (ele) só tocava solo. A gente vem desenvolvendo a prática em conjunto. Ele participou de vários concertos da Camerata como spalla, o chefe dos naipes das cordas. Participou de vários concertos fazendo essa função, que é bem interessante para ele pegar experiência”, explicou. 

 

Depois disso, Aslan passou a frequentar e fazer parte da Camerata de Cordas, no Sesi em Jacareí. Natural de Suzano, na grande São Paulo, o músico encontrou na unidade a chance que precisava para se desenvolver ainda mais. Esse esforço e dedicação renderam uma grande conquista: Aslan passou em um processo seletivo para participar da EMESP Tom Jobim, na capital. 

A escola é mantida pelo governo paulista e é referência no ensino de música brasileira. Conta mais de 90 habilitações e cursos gratuitos. 

A inscrição para o curso na EMESP foi sugestão de um dos professores, como explica Luisa: “Ele faz aula de violino individual em Itaquaquecetuba, o professor dele indicou, disse que seria muito bom participar”. O curso escolhido foi de Orquestra de Cordas Comunitária, voltado para instrumentos como contrabaixo acústico, violino, viola e violoncelo. Ao todo 21 candidatos com idade entre 13 e 35 anos participaram da seletiva. 

“A minha mãe me inscreveu para fazer essa prova. Ela foi num sábado, a gente foi pra São Paulo de manhãzinha pra poder fazer a prova. A prova, os professores, eram dois, eles chamavam para outra sala com outros alunos e você tinha que demonstrar alguma habilidade sua, tocar alguma música, uma escala. Eu toquei uma música”, conta Aslan. 

O resultado foi publicado em primeiro de agosto. O jovem músico do Sesi de Jacareí aparece em primeiro lugar na lista com 11 aprovados.  

“Daqui pra frente vou participar das aulas, progredindo com a Camerata de lá”, complementa o músico que será um dos quatro violinistas da orquestra comunitária. 

Aslan começa as aulas na EMESP no próximo sábado (10). “Essa orquestra que ele tá entrando faz parte de uma escola conceituada em São Paulo. É um ponta pé inicial para ele se profissionalizar, buscar outras experiências também”, disse Mohr. 

 

Aslan, primeiro violinista no lado esquerdo, durante apresentação. | Foto: Acervo Pessoal

 

Sobre os Núcleos de Música do SESI-SP 

Os Núcleos de Música do SESI-SP oferecem cursos gratuitos de iniciação musical e o ensino em instrumentos de cordas (Viola de Arco, Violino, Violoncelo e Contrabaixo Acústico) em nove unidades do SESI no Estado de São Paulo. O objetivo é promover com excelência o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística do aluno. São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de oito anos. A iniciativa do SESI-SP contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social. As aulas acontecem em 9 unidades do SESI-SP: Araras, Bauru, Diadema, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu e São Carlos. 

 

 

Leia também