O que está buscando?

First Lego League vai trabalhar com o tema oceano nesta temporada 

Alunos do Sesi Jacareí estão desenvolvendo robô que irá participar da competição 

 Por: Comunicação Regional
08/10/202408:50- atualizado às 08:50 em 08/10/2024

Alunos do Sesi Jacareí estão se preparando para mais uma edição da First Lego League, a FLL. A competição estimula que estudantes de 9 a 15 anos busquem soluções para problemas da sociedade através do conceito STEAM, ou seja, utilizando conhecimentos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. 

Em Jacareí, o time que vai participar do torneio já está com o tapete, que traz a temática da temporada 2024/2025. A FLL quer incentivar os jovens participantes a pesquisarem, projetarem e construírem robôs para que os equipamentos explorem o fundo do mar. O tema da próxima temporada é oceano. 

“Compreender os oceanos e seus impactos no universo, certamente, é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem”, disse Wisley Pereira, superintendente de educação do SESI-SP. 

 

Foto: Divulgação

 

Para Katia Marangon, gerente do Centro SESI de Formação em Educação, o tema escolhido para a temporada é muito atual e possibilitará que os estudantes melhorem as condições dos oceanos.  

“Os estudantes terão a oportunidade de descobrir a grande importância dos oceanos na vida dos seres humanos. Vão propor projetos de inovação que, certamente, ajudarão a melhorar esse cenário ambiental”, explica. 

  

Mais do que montar peças 

Além de estimular o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para problemas reais do mundo, dentro do tema de cada temporada, o desafio proposto pela FLL é dividido em quatro categorias.  

No desafio do robô, o grupo é avaliado pela construção do equipamento. Este ano, os alunos estão utilizando a tecnologia Lego Spike Prime, basicamente o "cérebro" do robô. O projeto de inovação também é uma área avaliada pelos jurados. Nela, o grupo com até 10 alunos deverá apresentar os resultados das pesquisas realizadas para resolver o problema proposto pela competição. 

Durante a prova, os estudantes irão explicar sobre o processo de construção do robô, as ideias que tiveram e como o equipamento foi melhorado. Vale lembrar que o robô só pode ser construído com peças da Lego, mas os participantes têm liberdade para montar desde que sigam o que está previsto nas regras do torneio. 

O quarto e último item são os valores essenciais, que devem estar presentes em todas as etapas. A First Lego League traz os seguintes propósitos: descoberta, inovação, impacto (como o projeto pode impactar o mundo), inclusão (respeitando as diferenças e promovendo o espírito de comunidade), trabalho em equipe e diversão. 

De acordo com o cronograma divulgado, as etapas de competição da fase regional estão previstas para acontecer entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025. As equipes classificadas seguem para a etapa nacional, programada para março do ano que vem. 

 

Foto: Divulgação

  

Saiba mais sobre a FLL 

O programa FIRST® LEGO® League Challenge desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna a partir de um mergulho no conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). 

Os jovens, liderados por dois adultos, técnicos da equipe, precisam trabalhar em sintonia, tendo como base Valores Essenciais (Core Values), como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras específicas para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® SPIKE™ Prime, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. 

Para participar, as equipes devem ter de 2 a 10 integrantes, que podem estar associadas a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formadas por um grupo de amigos. O SESI recomenda o número mínimo de 4 competidores por equipe. 

A categoria Challenge da FIRST® LEGO® League é operacionalizada, no Brasil, pelo SESI desde a temporada 2012-2013. O programa tem ainda outras duas categorias, operacionalizadas no Brasil pela Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação: Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos). 

Leia também