Estudantes criaram proposta de lei e livro ilustrado para difundir método
Por: Comunicação Regional
24/02/202509:53- atualizado às 09:53 em 24/02/2025
Science, ou ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática são as disciplinas que, juntas, formam a sigla STEAM. O método surgiu em meados da década de 1990, nos Estados Unidos, com o objetivo de fomentar a integração das áreas e propor uma forma de aprendizagem mais ativa, na qual o aluno é estimulado a desenvolver projetos e a resolver problemas da vida real, com a "mão na massa". Essa metodologia ativa acaba sendo um processo amplo, envolvendo diferentes práticas em sala de aula.
É um método de ensino em que a produção do conhecimento vai além da leitura, escrita ou escuta. Com o STEAM, o aluno participa de discussões e da prática em aulas híbridas, pautadas em projetos, no estudo de casos e até na gamificação. O STEAM faz parte da metodologia do SESI-SP e, em Jacareí, a equipe de robótica da unidade se empenhou em levar esse conhecimento para fora dos muros da escola.
A ideia inicial surgiu com a criação de uma Lei Municipal para instituir uma data comemorativa em alusão ao STEAM. "A gente percebeu que a comunidade, mesmo numa cidade industrial como Jacareí, ainda tem essa falta de conhecimento. Fizemos um projeto de lei com a ajuda de um vereador, estudamos como fazer isso e enviamos o texto à Câmara. A proposta foi votada e sancionada pelo prefeito", explica Giovanna Santos de Oliveira, integrante da equipe JacTech SESI SENAI.
Em 14 de março de 2024, o Executivo sancionou a Lei nº 6.608, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Jacareí a “Semana RecTec – Semana dos Recursos Tecnológicos”. De acordo com o texto, a semana deve ser realizada preferencialmente em março e será um evento dedicado "a atividades tecnológicas, com a intenção de preparar os professores para as inovações provenientes do Lec@ (Laboratório de Educação Criativa), as quais são, posteriormente, integradas de maneira eficaz ao ambiente escolar".
A JacTech, equipe de alunos do ensino médio do SESI e SENAI de Jacareí, participa de várias competições, entre elas a FRC - First Robotics Competition, um torneio mundial que reúne estudantes da rede pública e particular. Além de desafiar os alunos no desenvolvimento de tecnologias, como sistemas e robôs, a competição convida os participantes a propagar o conhecimento técnico para o público que não tem contato com a área.
Uma forma de fazer essa ponte foi criar um livro ilustrado e com linguagem simples. Ao longo da história, um jacaré – personagem que faz parte da identidade visual da equipe – conversa e percorre diversos ambientes, explorando as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. A ideia partiu da estudante Giovanna e deve ganhar um novo capítulo nos próximos dias, com a aplicação de um projeto de leitura em ONGs e escolas públicas da cidade. A expectativa é que mais escolas adotem estratégias inovadoras de ensino, tornando a educação mais atrativa e eficiente.
Até o momento, a JacTech já realizou oficinas STEAM com a comunidade em geral e com o Instituto Dedicar Jacareí, uma organização sem fins lucrativos que oferece oficinas lúdicas de esporte, artes e dança para crianças em risco social, além de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade.
A metodologia STEAM é uma forma de conectar o aluno ao mundo real, não só pela proposta de desenvolver soluções para problemas do cotidiano, mas principalmente pela maneira como ele irá consumir os conteúdos. A interdisciplinaridade pode melhorar a capacidade de interpretação, o raciocínio lógico e a criatividade, além de estimular outras habilidades, como o trabalho em equipe.
A Escola SESI, sempre alinhada às demandas do futuro, aposta na educação STEAM e na cultura Maker para formar alunos protagonistas, capazes de inovar e fazer a diferença. Acompanhe nossas redes sociais e descubra como estamos moldando o ensino para um novo tempo.