A prova foi composta por 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática
Por: Gerência Executiva de Educação SESI-SP
11/11/202411:32- atualizado às 11:32 em 11/11/2024
No último domingo, 10/11, aconteceu o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024, que registrou o menor índice de abstenção dos últimos dois anos. Cerca de 69,4% compareceram, totalizando mais de 3 milhões de participantes. Nesse dia, a prova foi composta por 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
Os resultados individuais estão previstos para o acesso dos participantes a partir de 13 de janeiro de 2025 diretamente na página do participante no site do INEP.
imagem divulgação
A prova de Ciências da Natureza abordou questões sobre diversos temas da Química, Física e Biologia, incluindo a análise de dados, gráficos, tabelas e imagens. Os conceitos presentes na prova dialogam com os conteúdos do material didático do SESI-SP – Movimento do Aprender – e estão contemplados também nos Tópicos Avançados do Ensino Médio, como Observatório de Fenômenos Biológicos; Medicina, Saúde e Bioquímica; Física Investigativa; Práticas Experimentais etc.
Em Biologia, apareceram muitas questões envolvendo fisiologia humana e evolução, explorando aspectos do sistema digestório, excretor e muscular, bem como estratégias evolutivas e sistemática filogenética. Diferentemente da prova do ano passado, a ecologia foi um dos grandes focos do ENEM 2024, com itens sobre sucessão ecológica, urbanização, arboviroses, ciclos biogeoquímicos, poluição, fitorremediação e estratégias reprodutivas dos seres vivos. Em contrapartida, a botânica não esteve presente neste ano. Outra área muito abordada foi a biologia celular, incluindo questões sobre virologia, imunologia, biotecnologia, organelas celulares e microbiologia. Ainda que menos numerosas, estiveram presentes algumas questões de zoologia e genética.
Com relação à Física, houve um equilíbrio entre as questões, sendo explorados objetos de conhecimento de ondulatória (acústica e efeito doppler) e termodinâmica (calorimetria e transformação de energia térmica). Questões sobre eletrostática e cinemática vetorial também foram recorrentes. Neste ano, a óptica volta a aparecer na prova com apenas um item. No entanto, questões sobre hidrostática não estiveram presentes.
As questões de Química exploraram tanto conceitos teóricos quanto suas aplicações práticas, focando nas relações químicas que ocorrem no ambiente e no cotidiano. Estiveram fortemente presentes as reações químicas, o equilíbrio químico e a estequiometria. Também foram abordados alguns aspectos de química orgânica e um item sobre separação de misturas.
Assim como em anos anteriores, a prova apresentou uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, integrando áreas como Ciências da Natureza e focando em temas do cotidiano e também sociais. Essa abordagem está alinhada à visão do SESI-SP sobre o componente de Matemática. Além disso, a prova vai além da simples reprodução de métodos de resolução, oportunizando que os participantes resolvam as questões por diferentes métodos.
A prova foi abrangente, cobrindo temas esperados, como aritmética básica, funções e progressões, geometria, razão e proporção, grandezas, estatística, probabilidade e análise combinatória. A distribuição dos conteúdos foi equilibrada, com enunciados claros e detalhados, embora alguns fossem mais extensos.
Muitas questões exigiam conhecimentos básicos, adquiridos ao longo do Ensino Fundamental, como as diferentes representações de números racionais, média, área e porcentagem. Houve um destaque significativo para questões de matemática financeira, com ênfase em porcentagem, além do foco usual em geometria bidimensional e tridimensional, envolvendo também cálculo de área e volume. Além disso, a prova incluiu análise de gráficos e questões de probabilidade, bem como itens mais simples que requeriam apenas a interpretação dos enunciados e a análise de gráficos.
Em resumo, o segundo dia de aplicação do ENEM 2024 proporcionou aos estudantes uma prova que refletiu os objetos de conhecimento estudados ao longo de todo o período escolar. Nesse sentido, a preocupação expressa pelo SESI-SP com a construção de recursos didáticos e aulas interdisciplinares, voltados para o cotidiano dos estudantes, evidencia um ensino que vai além de meras reproduções e prepara os estudantes para além da realização de exames.
Cheienne Chaves
Analista Técnico Educacional - Matemática
Juliana Pimentel da Silva
Analista Técnico Educacional - Ciências da Natureza
Vinícius Ferracini Bissoli
Analista Técnico Educacional - Ciências da Natureza