Foram dois títulos de revelação e três nas categorias duetos kids e alpha
Por: Comunicação Regional
19/08/202411:34- atualizado às 11:56 em 21/08/2024
A noite do último domingo (18) foi emocionante para alunos, pais e professores que acompanharam a etapa final do Sesi Dance 2024. A cerimônia de premiação da segunda edição do evento foi no Teatro do Centro Cultural do Sesi, em Campinas.
O eventou aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto. Os participantes concorreram em três categorias: kids (8 a 11 anos), teens (12 a 14 anos) e alpha (15 a 18 anos). Cada categoria tinha três modalidades: duo, trio e conjunto.
O Sesi Jacareí participou de duas categorias e venceu em todas elas. Na faixa etária de 8 a 11 anos, Analice Carvalho e Lavínia Silva Bittencourt conquistaram o 2º lugar na modalidade duo na categoria kids. Lavínia também foi premiada como destaque revelação feminino. Roger Miguel Lopes da Silva e Robert Lucas Lopes da Silva, ambos de 18 anos, venceram no duo alpha e foram reconhecidos como revelação na categoria masculino.
Os gêmeos apresentaram uma coreografia inspirada na irmandade. Roger e Robert levaram a medalha de ouro na modalidade dueto. Alunos do Sesi Jacareí desde os 6 anos, os irmãos encontraram na música uma paixão que está no DNA da família, como explicou Floriscena Rosana Lopes da Silva, mãe dos gêmeos.
“O Sesi é uma escola que oferece muitas oportunidades para os alunos. Então, durante o tempo em que eles estão na escola, precisam aproveitar ao máximo. Sempre incentivei Robert e Roger a aproveitarem todas as oportunidades, e como sei que eles gostam de dançar, perguntei: por que não participar do Sesi Dance?”
Esta foi a segunda participação dos irmãos no Sesi Dance. Na edição passada, a dupla não avançou para a fase inicial devido a problemas técnicos. “Ele copiou a música para o pen drive, mas deu algum erro e, na hora, não tocou tudo”, lembrou Floriscena.
Reconhecendo a vocação e o gosto dos filhos, Floriscena foi quem recomendou que eles se inscrevessem novamente em 2024. “Perguntei: ‘Vocês não querem participar de novo?’ Eles responderam: ‘Ah mãe, não sei... porque não conseguimos na primeira fase.’ Eu falei: ‘Não tem problema. Vá lá e dance. Dê o melhor de vocês. Se não passar, pelo menos tentaram de novo’”, contou.
Além do principal título da categoria na modalidade que concorreram, a dupla também ganhou o prêmio destaque na categoria masculino. “Foi uma alegria muito grande”, concluiu Floriscena.
No Kids a apresentação foi inspirada no Auto da Compadecida
Analice Carvalho e Lavínia Silva, 2º lugar no Dueto Kids, encantaram o público com a coreografia inspirada no “Auto da Compadecida”, uma das grandes obras de Ariano Suassuna.
“Queríamos algo diferente, que valorizasse a cultura brasileira, que fosse divertido e bem infantil. Assistimos às apresentações da 1ª edição e começamos a pensar sobre o tema desde então”, explicou Patrícia Bittencourt, mãe de Lavínia.
Patrícia acompanhou a etapa final em Campinas e disse que “foi incrível, muito emocionante e tenso ao mesmo tempo”. Um dia antes da apresentação, Lavínia precisou de atendimento médico devido a um estiramento na virilha. Mesmo não estando 100%, a jovem estudante do Sesi Jacareí venceu com sua dupla e ainda foi premiada com o título de destaque revelação na categoria feminino. Esta foi a primeira participação de Lavínia no Sesi Dance.
Ana Carolina Carvalho Fernandes Siqueira, mãe de Analice, conta que a filha amou a experiência. " ela disse que o maior prêmio foi estar lá e conhecer novos amigos conhecer os bailarinos e comer a comida gostosa", comentou.
Ela também acompanhou a filha em Campinas "Fiquei muito feliz e disse pra ela que tudo que se faz com esforço e dedicação vale a pena", completa.
Sesi Jacareí e Sesi Penápolis lideraram
Na noite de premiação no Centro Cultural do Sesi Campinas, Jacareí conquistou quatro títulos, igualando a quantidade de prêmios obtidos pelo Sesi Penápolis.
Em seguida, com três títulos, as unidades de Bauru e Porto Ferreira. E com dois títulos, as escolas de Bragança Paulista, Santos, São José do Rio Preto, Tatuí e Valinhos.
Também foram premiados alunos do Sesi de Diadema, Assis, Itu, Piracicaba, Santana de Parnaíba, Alumínio, Jundiaí, Araçatuba, Osasco, Sorocaba, Itapeva, Marília, Pindamonhangaba e São Bernardo do Campo.
Sobre o Sesi Dance
O Festival é uma realização do Sesi e tem como objetivo promover a cultura da dança entre os alunos da Rede Escolar do SESI-SP, valorizando, fomentando e difundindo a produção da dança dos estudantes, ressaltando o papel do Serviço Social da Indústria como participante ativo na formação cultural dos alunos.
As participações ocorrem de forma autônoma e voluntária, proporcionando aos alunos da Rede Escolar do SESI-SP o desenvolvimento de aspectos técnicos, estéticos, apreciativos e formativos na linguagem artística da dança.