O acordo realizado em Taubaté é o maior em todo o estado de São Paulo e prevê a capacitação de instrutores da rede pública para desenvolver a metodologia do Sesi-SP nas escolas municipais.
Por: Núcleo de Comunicação
20/03/201811:33- atualizado às 11:54 em 20/03/2018
O presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, assinou convênios para desenvolvimento esportivo do Programa Sesi Atleta do Futuro com as prefeituras de Pindamonhangaba, Natividade da Serra, São Bento do Sapucaí e Caçapava.
Para Pindamonhangaba, a parceria tem como parceiros a Prefeitura Municipal, o Lar São Judas e o Shopping Patio Pinda, com 96 vagas distribuídas nas modalidades futebol, natação, basquete, ginástica rítmica e futsal. O convênio de Natividade da Serra, que tem a Prefeitura Municipal e a Fibria Celulose como parceiros, tem 100 vagas para a modalidade futsal. A Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí atenderá 200 alunos nas modalidades futsal e futebol. E em Caçapava são 280 vagas para prática multiesportiva, em parceria com a Prefeitura Municipal.
Em Guaratinguetá, sábado (17/3), foi assinado o convênio do Programa Sesi-SP Atleta do Futuro com os municípios de Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, São Luiz do Paraitinga e Potim. Também será renovado o convênio do Sistema Sesi de Ensino com a prefeitura de Cunha.
A parceria com as prefeituras locais prevê o atendimento de 958 alunos em Guaratinguetá, em diversas modalidades esportivas. Em Aparecida são 200 vagas para a prática de futebol. O convênio atenderá 380 alunos de Roseira com as modalidades futsal e natação. São Luiz do Paraitinga tem 360 vagas para futebol e voleibol e em Potim são 200 vagas nas modalidades futebol e futsal.
A renovação do Sistema Sesi-SP de Ensino com o município de Cunha prevê atendimento para 51 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, com a capacitação de 161 docentes, 19 gestores e beneficiará 1.841 alunos da rede municipal.
Na sexta-feira (16/3) foi formalizado o maior convênio do Programa Sesi-SP Atleta do Futuro do estado, que beneficiará 10.300 crianças e adolescentes de Taubaté. A assinatura do acordo ocorrerá durante a inauguração da nova escola Sesi de Taubaté (Acesso à escola pela Rua Expedicionário Teodoro Francisco Ribeiro, 325, Vila Santa Isabel).
A parceria para desenvolvimento de diversas modalidades esportivas com a Prefeitura Municipal (10.200 vagas) inclui a capacitação de docentes de escolas municipais de Taubaté, treinamento para a utilização da plataforma de gestão do programa, material didático e a cessão de uniformes aos participantes. O Atleta do Futuro ainda prevê 100 vagas para a prática de rugby, em parceria com a Associação Samauana.
Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações, e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.
Já na última quinta-feira (15/3), foi assinado o convênio para formação esportiva do Programa Sesi-SP Atleta do Futuro, que beneficiará 2.235 crianças e adolescentes de Jacareí e de Guararema. Os convênios com Jacareí incluem parcerias com a Prefeitura Municipal, com o Instituto Federal de São Paulo e Associação Esportiva Jacareí Rugby. São 1.365 vagas para o município nas modalidades de polo aquático, natação, tênis de campo, biribol, futebol, futsal, handebol e rugby. O acordo com Guararema, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fibria Celulose, prevê atendimento de 870 alunos com a prática de judô, ginástica rítmica, futsal, futebol, tênis de mesa e voleibol.
Sobre o programa – Criado para estimular a prática esportiva e a cidadania, o programa vai além da prática esportiva. Os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, para ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.
O Atleta do Futuro contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos, e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária. Na fase que compreende crianças entre 6 e 8 anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos 8 anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças. Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.
Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações, e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.