O que está buscando?

Equipe Jactech do SESI SENAI de Jacareí Conquista Vaga no Mundial de Robótica da FIRST

Com o prêmio "Rookie All-Star Award", a equipe representará o Brasil no World Festival em Houston, Estados Unidos.

 Por: Victor Hugo | Comunicação SESI Regional
07/03/202409:54- atualizado às 13:28 em 07/03/2024

No último sábado (2/3), a etapa nacional classificatória para o mundial de robótica da FIRST foi realizada, garantindo à equipe Jactech SESI SENAI de Jacareí a vaga para o World Festival em Houston, nos Estados Unidos. O evento, organizado pelo Departamento Nacional do Sesi, ocorreu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), reunindo mais de dois mil estudantes de 9 a 19 anos, de escolas da rede SESI e SENAI, além de instituições públicas e privadas de todo o país.

Na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC), todos os competidores do SESI-SP são também alunos do SENAI-SP. Os estudantes do ensino médio têm o desafio de construir e programar robôs de tamanho industrial (até 54 kg e 1,5 metro de altura) para competir em um jogo de arena, formando alianças com outros times. Os robôs são montados a partir de um kit de peças, em sua maioria doadas por indústrias de diversos segmentos, enquanto os competidores também desenvolvem uma identidade de equipe, arrecadam fundos, aprimoram habilidades de trabalho em equipe e promovem as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) na comunidade local.

A equipe Jactech, composta por alunos do SESI SENAI Jacareí, destacou-se ao conquistar o prêmio "Rookie All-Star Award", sendo reconhecida como a Melhor Equipe Novata do Brasil. "Esse prêmio reconhece a equipe novata que representa com excelência um espírito novo, porém forte, capaz de inspirar através do STEAM e implementar os valores da FIRST. Através dele, teremos a chance de representar nosso país no World Championship, que acontecerá em Houston no mês de abril", relatou a equipe sobre a conquista.

Além da alegria de conquistar o prêmio, a equipe ressalta a importância de ser uma fonte de inspiração para outros jovens: "É um prazer imenso poder atuar em nossa cidade de forma tão positiva e fazer a diferença em nossa comunidade. Esperamos que, cada vez mais, possamos alcançar mais corações ao redor do mundo, tornando o STEAM mais acessível a todos."

Fred D'Avila, diretor do Centro de Atividades do SESI Jacareí, enfatiza que o resultado é fruto do esforço, dedicação e trabalho realizado pelos alunos, que se mostraram comprometidos com todo o processo.

Leia também